sexta-feira, 8 de abril de 2011

Doenças Orais

 As doenças orais mais frequentes, são as cáries dentárias, doença periodontal, maloclusão dentária e traumatismo. Estas encontram-se em todos os grupos etários constituindo um problema de saúde pública de grande importância.

Cárie dentária
 
É considerada uma doença infecciosa, que ataca as estruturas dos dentes formando cavidades e podendo levar, progressivamente, à sua total destruição. 
A cárie dentária, resulta da interacção dos seguintes factores:
  • Agentes bacterianos – capazes de produzir ácidos como um dos produtos do seu metabolismo;
  • Substrato adequado – neste caso, hidratos de carbono refinados especialmente a sacarose;
  • Hospedeiro susceptível – o esmalte dentário é susceptível de ser dissolvido pelos ácidos;
  • Tempo – a cárie só se desenvolve depois de ataques ácidos repetidos que provocam uma desmineralização suficiente para permitir uma penetração bacteriana do doente com a subsequente perda de substância. 
     
    Doença periodontal

    É uma doença que ataca as estruturas de suporte dos dentes, produzindo progressivamente a retracção da gengiva, a destruição do ligamento periodontal (ligamento que une o osso ao dente) e do osso alveolar e, consequentemente, a perda do dente.
    Normalmente, começa a manifestar-se desde os 12-14 anos, com inflamação e hemorragia das gengivas e acaba por afectar a maioria dos adultos. É vulgarmente conhecida como “ piorreia”
    A principal causa é a acumulação da placa bacteriana no sulco gengival (espaço entre o dente e a gengiva). A placa bacteriana produz substâncias tóxicas que provocam uma inflamação permanente das gengivas e vão destruindo progressivamente os tecidos de suporte dos dentes.

    Traumatismos

    Os acidentes devem ser prevenidos mas, quando acontecem, as lesões dentárias devem der tratadas o mais precocemente possível. Devem evitar-se hábitos que traumatizem os dentes de modo repetido, ainda que pouco intenso.
    Em consequência de um traumatismo dentário podem ocorrer:
    • Perda parcial do dente;
    • Mudança de cor da peça dentária - é devida ao corte dos vasos sanguíneos que irrigam o dente;
    • Alteração da posição do dente;