quarta-feira, 1 de junho de 2011

Fichamento

Artigo 2
fichamento de citação

Estudo das Habilidades Adaptativas Desenvolvidas por Jovens com Síndrome de Down Incluídos e não Incluídos no Mercado de Trabalho.
 Maria Luiza Gomes-Machado e Brasilia Maria Chiari . Adaptive Skills Developed by Young People With Down Syndrome Included and not Included in the Labor Market. Saúde Soc. São Paulo, v.18, n.4, p.652-661, 2009
  
A crescente luta pelos direitos das pessoas com deficiência deve ser vista como parte de um movimento emancipador de maior alcance, que pretende reformar as bases da sociedade, criando canais efetivos de participação política, reconhecimento social e exercício da cidadania.” (p.653)

“A inclusão de pessoas com deficiência tem provocado inúmeras transformações em nossa sociedade, principalmente no que se refere à criação de políticas públicas e diretrizes que visem garantir a inclusão educacional, profissional e social dessas pessoas (Unesco, 1994). Entretanto, o percurso rumo à equidade de oportunidades se mostra ainda desafiador para as pessoas com deficiência intelectual (DI), sobretudo no que tange à inclusão desses indivíduos no mercado de trabalho.” (p.653)

“Estudos revelam que a taxa de empregabilidade entre pessoas com DI é menor que entre aquelas com outros tipos de deficiência (Pastore, 2000; Olney e Kennedy, 2001). Para as pessoas com DI, o emprego protegido continua sendo a principal via de acesso ao trabalho.” (p.653)

“As pessoas com SD têm seu desenvolvimento afetado pela alteração genética do cromossomo 21, provocando mudanças nas funções celulares desde a vida intrauterina. Essas mudanças implicam características que acompanharão o indivíduo em todo o seu processo evolutivo.” (p.657)

“Pessoas com SD enfrentam muitas adversidades ao longo da vida, incluindo questões relacionadas à saúde, à aprendizagem escolar, a preconceitos e à inclusão profissional. De acordo com Glat (1989), um dos maiores obstáculos enfrentados no processo de inclusão social refere-se à negação da identidade adulta das pessoas com SD, por parte tanto da família quanto dos profissionais que atendem essas pessoas.” (p.657)


Nenhum comentário:

Postar um comentário