quarta-feira, 1 de junho de 2011

fichamento


Ficha de citação
Artigo 6

 Caracterização das habilidades simbólicas de crianças com síndrome de Down

 Mariane Nardezi Ciciliato, Daiana Camargo Zilotti, Patrícia Pupin Mandrá. Characterization of the symbolic abilities of children with Down syndrome.Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2010;15(3):408-14


A síndrome de Down (SD) é uma das síndromes mais conhecidas e estudadas. Suas características foram primei­ramente descritas por John Langdon Down em 1866. A SD é a principal causa genética da deficiência mental (DM), e é resultante da presença extra de um braço longo do cromosso­mo 21, caracterizando trissomia do 21.”(p.408)

 Os aspectos clínicos mais frequentes na SD são: compro­metimento intelectual; hipotonia muscular; fissura palpebral oblíqua; aumento da vascularização retiliana; occipito achata­do; hiperextensão articular; mãos largas e dedos curtos; baixa estatura; cardiopatias congênitas, clinodactilia do quinto dedo; orelhas de implantação baixa; orelhas displásicas; epicanto; prega palmar única transversa; instabilidade atlantoaxial; e instabilidade rótulo-femural; braquicefalia; base nasal acha­tada; hipoplasia da região mediana da face; língua protrusa e hipotônica; retardo no desenvolvimento das funções auditivas e visuais; predominância por respiração oral; pescoço curto e grosso; e sonolência (1-3).” (p.408)

“Desde os primeiros meses, a criança com SD tem dificulda­de de manter a atenção e de estar alerta aos estímulos externos. Em geral, são menos interativas e respondem menos ao adulto, mas isso não significa que não sejam capazes de desenvolver a atenção e interação, embora isso ocorra de forma e em mo­mentos diferentes quando comparados à criança sem atraso(8).” (p.409)

“As crianças com SD apresentam atrasos significativos de linguagem(9). As habilidades são adquiridas na mesma sequência observada em crianças normais, porém com defasagem cronológica.” (p.409)

O desenvolvimento da linguagem oral é correlacionado com uma série complexa de habilidades cognitivas, perceptuais e linguísticas cuja gênese está no período pré-verbal.” (p.409)

A cons­trução simbólica faz parte das habilidades cognitivas essenciais para a formação do signo linguístico e consequentemente da utilização de vocábulos como forma de expressão. Assim, o desenvolvimento do simbolismo está diretamente relacionado ao da linguagem oral” (p.409)

“A atividade simbólica pode ser compreendida como a representação das experiências, capacidade para abstrair as informações provenientes das ações praticadas desde o nas­cimento, e que mudam com o decorrer dos anos” (p.409)

Em relação à comunicação, a linguagem não-verbal é um dos meios mais utilizados por crianças com SD. Normalmente, elas preferem os gestos à produção verbal, sendo os gestos dêiticos (dar, mostrar, apontar) e os gestos representativos (levar telefone à orelha, colher na boca) produzidos com maior frequência(6,16). Muitas vezes, começam com uma comunica­ção predominantemente gestual e, a seguir, evoluem para a linguagem oral e comunicação gestual simultâneas ou para uma maior variação na comunicação gestual” (p.409)

As crianças com SD estudadas estavam explorando os objetos por meio de poucas ações e de modo repetitivo, através de atividades sensório-motoras, sem uma organização dos mes­mos, imitando onomatopéias e palavras e gestos/movimentos visíveis no próprio corpo” (p.413)

“Em relação às crianças com síndrome de Down é neces­sário o diagnóstico e intervenção fonoaudiológicos precoces para que suas habilidades sejam potencializadas e algumas dificuldades superadas.” (p.413)



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