sexta-feira, 3 de junho de 2011

Fichamento

Ficha de citação
Artigo 10

Modo comunicativo utilizado por crianças com síndrome de Down

Eliza Porto-Cunha, Suelly Cecilia Olivan Limongi. Communicative profile used by children with Down Syndrome. Pró-Fono Revista de Atualização Científica. 2008 out-dez; 20(4):243-8.


“Muitos autores reportam que crianças com síndrome de Down (SD), para compensar o atraso na produção oral e a ininteligibilidade de fala, passam a desenvolver de modo significativo a comunicação gestual, pois quando elas não são compreendidas, os sinais gestuais constituem um meio mais confiável do que a fala.” (p.244)

“O uso dos gestos comunicativos acompanhados da fala é desenvolvido pelas crianças entre o final do período sensório-motor e início do pré-operatório, segundo os estudos de Piaget3. Na criança com SD, a comunicação gestual desenvolve-se tal qual na criança com desenvolvimento típico (DT), porém, observa-se que a primeira utiliza os gestos dêiticos por um período mais longo do que a segunda.” (p.244)

“É importante considerar a interação mãe-criança como uma fonte importante de estímulos cognitivo e lingüístico durante este período9-16. A falta de estímulos adequados durante a interação mãecriança com SD pode ser significativa para o seu desenvolvimento, visto que a mãe é a mediadora das ações da criança com o ambiente” (p.244)

“(...) O desenvolvimento cognitivo quanto o de linguagem ocorrem igual na criança com SD e DT, porém de modo mais lento e atrasado.” (p. 246)

Alguns autores referem que as crianças com SD utilizam os gestos por um tempo prolongado, variando-os conforme o contexto do ambiente em que estão, o que mostra que a falta de inteligibilidade verbal não limita as tentativas
comunicativas.” (p.247)

“características diferentes de comunicação nas crianças com SD, em relação ao meio comunicativo. Considerando que o meio comunicativo mais utilizado socialmente é o verbal, diante dos resultados apresentados podemos verificar que a comunicação, nesse ponto de vista, foi mais efetiva na situação de brincadeira com o cuidador” (p.247)

Um comentário:

  1. Muito bom. Belo blog,boa postagem, parabéns.
    Que Deus continue te usando e te abençoando
    cada vez mais.

    ResponderExcluir